segunda-feira, 12 de março de 2012

Manaus - Amazonas - Brasil

Manaus, capital do Estado do Amazonas, possui 1.802.014 habitantes (IBGE, censo 2010), sendo que seu gentílico é manauara ou manauense. A cidade apresenta os problemas típicos das grandes cidades brasileiras: muito lixo nas ruas, terrenos vazios, bastantes vendedores ambulantes nas ruas do centro, prédios abandonados e pichados. Os pontos turísticos, no entanto, são bem conservados e limpos, apresentando fachadas e interior reformados e prontos para bem receber os turistas.
A cidade é banhada pelo Rio Negro, afluente do Rio Solimões. Da confluência destes rios, Rio Negro e Rio Solimões, "nasce" o tão famoso Rio Amazonas. A explicação para o fenômeno, que gera esse belo espetáculo, pode estar nos fatores de densidade, temperatura e velocidade muito diferenciados entre os dois rios.
Atrações Turísticas em Manaus: 
- Teatro Amazonas (Construído em plena Floresta Amazônica, na época do Ciclo da Borracha, o Teatro Amazonas é uma das mais belas obras e referência da cultura no estado do Amazonas. As visitas são pagas e guiadas)
- Porto de Manaus (Projetado e construído pelos ingleses, é uma interessante obra de engenharia, oscilando com a subida e descida das águas do Rio Negro. Inaugurado em 1902.)
- Centro Cultural Palacete Provincial (visita gratuita aos museus existentes neste local: Museu de Numismática, Museu da Imagem e do Som do Amazonas, Pinacoteca do Estado, Museu de Arqueologia e Museu Tiradentes) 
- Palácio Rio Negro (Por muitos anos, foi sede do Governo Estadual. Atualmente é palco de exposições, shows musicais e teatro. Visita gratuita.)
- Palácio da Justiça (Prédio onde funciona o Tribunal da Justiça do Estado, também construído em estilo neoclássico, foi inaugurado em 1900, e suas características arquitetônicas lembram as construções do 2º Império Brasileiro. Visita gratuita.)
- Relógio Municipal (Construído para comemorar o centenário da elevação de Manaus à categoria de cidade. Importado da Suiça a obra foi concluída em 1927)
- Mercado Municipal (Próximo à entrada do porto de Manaus, apresenta uma variedade imensa de artesanato, nem todos sendo autênticos da região)
- Zoológico do CIGs (tem espécies da fauna amazônica como macacos, jacarés, cobras, felinos e diversos tipos de pássaros)
- Ponta Negra (É a Copacabana de Manaus. No calçadão é possível caminhar e praticar esportes diversos.  Apresenta vários prédios luxuosos em sua orla)
- Igreja de Nossa Senhora da Conceição ( Foi a primeira igreja construída na cidade de Manaus, no ano de 1695, é a primeira igreja construída em Manaus. Em 1850 sofreu um incêndio e em 1878 teve finalmente sua conclusão. Possui 6 sinos de origem portuguesa.)
Local de compra de artesanato Indígena Autêntico:
Central de Artesanato Branco e Silva (perto do shopping Manauara) - Qualquer produto tipicamente regional poderá ser encontrado neste Centro. É possível acompanhar a produção de peças, bem como adquirir qualquer produto. Não esqueça de provar da deliciosa culinária local.
Passeios: Encontro das águas (é espetacular, dura o dia todo e está incluso o almoço em uma vila flutuante); ônibus de turismo (visita os principais pontos de cidade em pouco tempo - não vale a pena, a não ser que você não tenha muito tempo na cidade)
Hotel: Ficamos no Go Inn Manaus Hotel: http://www.atlanticahotels.com.br/atlantica/hoteis/estrutura.asp?Numfuncionalidade=292&NumHotel=1039  (muito bom, próximo ao Teatro Amazonas e da rua principal do centro).





















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.