sábado, 10 de março de 2012

Parque Estadual do Cerrado - Jaguariaíva - Paraná - Brasil

O Parque Estadual do Cerrado pertence ao município de Jaguariaíva - PR, distando 12 Km da sede municipal (acesso por estrada de Terra, passar pelo centro da cidade e pegar para o bairro pesqueiro), localizado no Bairro Pesqueiro, sobre as coordenadas geográficas de 24° 08’ e 24º 11' e de Latitude Sul e 49° 44’ e 49º 39' de Longitude Oeste. 
A Unidade de Conservação foi fundada em junho de 2001, com área inicial de 420,40 hectares. Atualmente o parque passa por um processo de ampliação, que vai abranger os municípios de Jaguariaíva e Sengés. Com isso, a área da unidade passará a 1830 hectares. O Instituto de Terras Geociências e Cartografia (ITCG) já fez a medição dos terrenos que devem ser desapropriados.
O parque é uma das poucas reservas de cerrado ainda existentes no Estado. O local é considerado modelo em gestão sustentável, sendo a única unidade de conservação a utilizar energia solar com paineis fotovoltaicos e tratar de seus efluentes.

Além da Vegetação de Cerrado, no local é possível visualizar relevo de exceção, caracterizado pelos canyons do Ribeirão São Antônio e Rio Jaguariaíva, fendas na rocha, formações ruiniformes nos afloramentos do Arenito Furnas e cachoeiras.

Horário de Funcionamento: quarta a domingo.

Trilhas: Trilha que leva à visualização do Rio Jaguariaíva (passando pela vegetação de Cerrado e Campos) e outra que leva às Cachoeiras do Ribeirão Santo Antonio. Trilhas com baixo grau de dificuldade.

Dica: programe o dia para fazer as trilhas no parque, usando roupas próprias de caminhada e leve junto água e lanche porque no local não tem como comprar nada.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.