quarta-feira, 5 de março de 2014

El Calafate: Provícia de Santa Cruz - Argentina

A pequena, porém simpática, cidade de El Calafate, está situada na província de Santa Cruz, sul da Argentina, região da Patagônia. O calafate é uma planta arbustiva típica da região, que produz um fruto pequeno e roxo, ingrediente de geleias, doces e licores. Diz-se que quem prova este fruto sempre retorna à cidade.

El Calafate está às margens do Lago Argentino, que é o maior e mais austral dos lagos da Argentina. Os tons turquesa de suas águas fascinam os visitantes, e é um orgulho dos moradores locais.

A cidade é ponto de partida para o Parque Nacional Los Glaciares, situado a 80 km de El Calafate, que abriga vários glaciares, entre eles o famoso e magnífico Glaciar Perito Moreno.

El Calafate possui uma boa estrutura hoteleira, com diversos hotéis e pousadas de diferentes níveis de conforto e preço. Importante ressaltar que na alta temporada, o verão, tudo fica mais caro.

Há diversas opções de restaurantes, cafés, chocolates artesanais e muitas lojas de “souvenires”, principalmente na avenida principal, Libertador San Martin, e arredores. Pode-se circular facilmente à pé pela cidade, pois o terreno é plano, as ruas e calçadas encontram-se em bom estado de conservação e o trânsito é bem “civilizado”.

Para chegar em El Calafate, pegamos um voo no Brasil para
Buenos Aires, e no dia seguinte, pegamos um voo de Buenos Aires para El Calafate, com a Aerolineas Argentinas.


















Hotel Indicado: Hotel Kosten Aike (alto nível, bons quartos, excelente café da manhã e localizado a duas quadras da avenida principal).


Restaurantes Indicados: Restaurante “La Tablita” (o melhor da cidade, na alta temporada tem que reservar o horário e levar dinheiro no bolso). Comemos o “mix” 2 de carnes assadas, bife de “chorizo”, “lomo” e “cordero patagonico” – especialidade da casa e da região; Pizzaria “La Lechuza” (ambiente agradável e comida gostosa). Comemos uma saborosa pizza de salmão).

Reservamos nossos passeios aqui no Brasil, com a empresa “Interhabit”, que contrata empresas locais para fazer o serviço e não tivemos problema.



Pizza de Salmão - La Lechuza

Passeios realizados com duração de dia inteiro:


1)    Todos Los Glaciares: o passeio inicia com um translado de El Calafate até o porto de Punta Bandera. Em seguida é realizado a navegação pelo Lago Argentino – Brazo Norte, com paradas em frente aos Glaciares Upsala, Spegazzini e Perito Moreno. O barco conta com sanitários e completo serviço de lanchonete, com sanduíches, cafés, capuccinos e outras guloseimas.





















2)    El Chalten: visita à cidade de El Chalten, que está localizada a 230 km de El Calafate. O passeio consiste em trekking pelas várias trilhas existentes no Parque Nacional, possibilitando observar vários mirantes e o Cerro Fitz Roy. Fizemos a trilha para até a Laguna Capri, que é longa e cansativa, com uma longa subida na ida, mas o visual vale a pena.















3)    Perito Moreno com mini-caminhada: o passeio inicia com um translado de El Calafate até o Puerto Bajo de Las Sombras, onde se embarca e se navega através do Brazo Rico. Desde o início da navegação pode-se apreciar a parede sul do Glaciar Perito Moreno.
Após 20 minutos, se desembarca e percorre-se a pé um bosque de ñires (espécie de árvore local). Chegando ao ponto de apoio, calça-se grampos próprios para caminhada no gelo. Em seguida, percorre-se um circuito pequeno no gelo e ao final os guias brindam os turistas com uma dose de uísque com gelo do glaciar. De volta ao porto, segue-se para visitar as passarelas do parque que permitem visualizar a face norte (lateral) e leste (de frente) do glaciar, porém o tempo é muito curto nas passarelas. Recomenda-se ir outro dia (meio período) para andar por toda a passarela, com muita calma e paciência, e com sorte, presenciar a queda de blocos de gelo.
























Vista das Passarelas








4)    Bosque Petrificado La Leona: o passeio inicia em El Calafate e segue pela estrada asfaltada que leva a El Chalten. Durante o trajeto é feito uma pequena parada no Parador La Leona. Em seguida percorre-se uma estrada de chão que dá acesso à estância com árvores petrificadas e fósseis de dinossauros. Já no local, realiza-se uma caminhada de nível médio com duração de cerca de 2 horas, com várias paradas para observar fósseis, formas runiformes no relevo (erodidas pelo gelo e chuvas) e árvores petrificadas.





Guanaco


Passeios realizados com duração de meio período


1)    Balcones de El Calafate: o passeio inicia-se na cidade de El calafate em ônibus comum, mas logo em segunda embarca-se em um caminhão 4x4, que chega até os Balcones Del Calafate, com aproximadamente 1.100 metros de altitude. Do alto, avista-se o Lago Argentino e a cidade de El Calafate. Em seguida segue-se para base da estação de sky, onde-se avista várias formações rochosas esculpidas pela erosão. Em seguida a última parada ocorre na Pedra de Los Sombreros, uma formação muito particular. 
















2)    Laguna Nimez: A laguna é um local perfeito para observação de diversas espécies de pássaros, cuja visitação é organizada pela Universidad Nacional de la Patagonia Austral. Ao redor dela há uma trilha para ser percorrida com alguns pontos de observação, descanso (percorremos em duas horas) e placas com a identificação das aves. Também há no local um mirante perfeito para o Lago Argentino. Recomenda-se ir ao final da tarde, horário que se encontra a maior quantidade de aves.










3)    “Museo Centro de Interpretação Histórica”: O museu apresenta, imagens, informações e objetos que explicam os últimos 100 milhões de anos de história natural e humana da patagônia austral. No fim do passeio o visitante pode degustar um maravilhoso mate argentino oferecido pelo museu.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.